Estágio no exterior
ATENÇÃO! IMPORTANTE!
Informamos que o Termo de Convênio Simplificado utilizado para estágios no exterior tem validade de um semestre letivo. Dessa forma, o estágio que se inicia no presente semestre deve ser encerrado, no máximo, até um dia antes do início do próximo semestre letivo. Caso o estágio tenha duração superior a esse período e continue após essa data, será necessário repetir todo o processo de formalização, com a submissão de nova documentação e a assinatura de um novo termo para o semestre seguinte.
Passo-a-passo para formalização de estágio realizado por estudante da UFSC no exterior
O DIP é responsável por cadastrar no SIARE os estágios realizados por estudantes da UFSC no exterior. Para tanto, o estudante deve seguir os passos abaixo:
Passo 1 – O estudante ou a concedente deve contratar um seguro que deve cobrir pelo menos morte e invalidez permanente, por todo o período do estágio. Ratificamos que o seguro pode ser contratado tanto pelo(a) estudante como pela concedente do estágio. O documento da apólice de seguro deve conter, no mínimo: itens de cobertura (pelo menos morte e invalidez permanente), número da apólice, período de vigência, nome da seguradora e nome do(a) estudante. A contratação do seguro para realização do estágio no exterior é obrigatória. Recomenda-se que o estudante saia do Brasil somente após a contratação do seguro. Os passos a seguir podem ser realizados do exterior, apesar de ser recomendado que o estudante saia do Brasil após todo processo abaixo concluído. Mais informações sobre o seguro podem ser obtidas aqui;
Passo 2 – O estudante deve preencher o Termo de Convênio Simplificado (TCS), disponível aqui, na seção “Termos de Convênio em Idiomas Estrangeiros – Estudantes da UFSC em estágio no exterior”. Note que no TCS há informação do seguro a ser preenchida também;
Passo 3 – O estudante deve contatar a concedente (empresa) no exterior para se informar a respeito das assinaturas do Representante e do Supervisor(a) na concedente. Caso as assinaturas sejam físicas, o estudante deve proceder ao passo 4. Caso as assinaturas sejam digitais, o estudante deve proceder ao passo 5. Isso porque, caso sejam assinaturas digitais, a anexação dos pdfs devem ser feitas antes da coleta das assinaturas da concedente, para que estas não percam a validade.
Passo 4 – PARA ASSINATURAS DA CONCEDENTE FEITAS MANUALMENTE (FÍSICAS)
4.1 – O estudante deve solicitar as assinaturas físicas no TCS do Representante e do Supervisor(a) na concedente (empresa). As assinaturas físicas devem ser feitas a caneta e o documento deve ser digitalizado.
4.2 – O estudante deve gerar um arquivo pdf do TCS assinado manualmente e deve anexar o pdf da apólice de seguro ao pdf gerado do TCS assinado, formando um arquivo pdf único.
4.3 – O estudante deve assinar digitalmente o TCS e solicitar a assinatura digital do seu Orientador na UFSC. Recomenda-se utilizar o Assin@UFSC. Note que há assinaturas duplicadas (coluna em língua estrangeira e coluna em português).
Passo 5 – PARA ASSINATURAS DA CONCEDENTE FEITAS DIGITALMENTE
5.1 – O estudante deve gerar um arquivo pdf do TCS e deve anexar o pdf da apólice de seguro ao pdf gerado do TCS, formando um arquivo pdf único.
5.2 – O estudante deve solicitar as assinaturas digitais do Representante e do Supervisor(a) na concedente (empresa) no arquivo pdf do TCS mais apólice de seguro.
5.3 – O estudante deve assinar digitalmente o TCS e solicitar a assinatura digital do seu Orientador na UFSC. Recomenda-se utilizar o Assin@UFSC. Note que há assinaturas duplicadas (coluna em língua estrangeira e coluna em português).
Passo 6 – O estudante deve efetuar matrícula na disciplina EMC5522 Estágio Profissional em Engenharia Mecânica (para alunos vinculados ao currículo 2006.1) ou EMC5805 Estágio Profissional em Engenharia Mecânica (para alunos vinculados ao currículo 2025.1). Para tanto, há duas possibilidades:
1. Durante período regular ou excepcional de matrículas da UFSC: realizar a matrícula pelo sistema CAGR;
2. Fora do período regular ou excepcional de matrículas da UFSC: solicitar a matrícula à chefe de expediente da Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica (Aline Weber), por meio do e-mail mecanica@contato.ufsc.br.
Não é recomendado que o estudante solicite matrícula na disciplina EMC5522/EMC5805 antes de possuir a confirmação da realização do estágio pela concedente.
Passo 7 – O estudante também deve solicitar a matrícula na disciplina ZZD0047 – Estágio Internacional. A matrícula deve ser solicitada ao DAE – Departamento de administração escolar pela Coordenadoria do curso (mecanica@contato.ufsc.br); OBS: A disciplina ZZD0047 – Estágio Internacional não gera créditos para o aluno.
Passo 8 – O estudante deve encaminhar o documento único em pdf ao Coordenador de Estágios mais o pdf do comprovante de matrícula da graduação comprovando que esteja matriculado em EMC5522 e ZZD0047 por meio do e-mail: mecanica.estagios@contato.ufsc.br. O coordenador de estágios da Engenharia Mecânica assinará digitalmente o documento e encaminhará ao DIP (dip.prograd@contato.ufsc.br), que fará a conferência dos documentos e coletará a assinatura da Pró-Reitora da UFSC.
Passo 9 – O DIP fará a inserção do TCS no SIARE. Após todas as assinaturas, o Coordenador de Estágios enviará uma cópia do documento assinado ao estudante.
Passo 10 – O estudante deve inserir o TCS devidamente assinado no MOODLE da disciplina EMC5522/EMC5805 (Estágio Profissional em Engenharia Mecânica), assim que este estiver disponível.
Passo 11 – A Coordenadoria de estágios enviará ao estudante por e-mail as datas de entregas dos relatórios. Os relatórios também devem ser entregues no MOODLE.